segunda-feira, 4 de julho de 2011

Perspectivas sobre a morte, os 80 e Macunaíma

Por: LUCIANA ROMAGNOLLI



A morte é tema comum entre dois trabalhos mostrados hoje no 12º Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, que inicia a etapa de votação do público pela sua preferida. 

"Conversa Séria de Calcinha e Sutien", da Preqaria, parte da situação de pós-vida sugerida por Jean-Paul Sartre na peça "Entre Quarto Paredes" e aplica sobre ela os tipos da comédia dell’arte, mas fazendo uso de máscaras pintadas de branco, em um cenário também branco, circunscrito por um espaço preto que representa o nada.Trata-se de um recorte do espetáculo que o grupo estreia no dia 14 de julho, no Palácio das Artes, e no qual nada sobrou das palavras do filósofo francês. "Criamos outras situações discutindo a morte com elementos fortes da comédia dell arte, mas não ficamos presos a ela", comenta o diretor João Valadares, citando como exemplo das liberdades tomadas o figurino composto só de roupas de baixo. Escrita e dirigida por Cynthia Paulino, a cena "Dê uma Última Olhada nas Coisas Belas" também fala do fim, com um elenco de gerações distintas. "Sou a figura que está para se entregar à morte; a Julia Marques é a menina que já se entregou e seu corpo está sendo preparado; e a Dulce Beltrão é a morte", conta a atriz Marina Arthuzzi. Ela e Julia atuam, enquanto a preparadora vocal Eda Costa canta e Dulce Beltrão dança em cena. "Estamos explorando as aptidões específicas de cada uma", diz.

Arthuzzi é também uma das diretoras da cena curta "Sobre-viventes", com a Primeira Campainha, um projeto dos atores Rafael Lucas e Dayane Lacerda que avançou além da ideia de adaptar o conto de Caio Fernando Abreu. "Trouxemos referências de Ana Cristina César, Ângela Rorô, Cazuza e outros ícones decadentes dos malditos anos 1980", diz Marina.A paraense "Makunaíma", de Milton Aires, completa a programação da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário