quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sobre-viventes em Goiânia

MOSTRA CIRCUITO DA CENA LEVA DIVERSIDADE DO TEATRO BRASILEIRO À GOIÂNIA,

APRESENTANDO OS VENCEDORES DO 12º FESTIVAL DE CENAS CURTAS!

O programa cultural Vivo EnCena, da empresa de telefonia Vivo, apresenta em Goiânia, entre 23 e 25 de setembro, o mais novo projeto do Galpão Cine Horto: a Mostra Circuito da Cena. Estreando na cidade, a Mostra traz um desdobramento do projeto de maior sucesso do espaço cultural mineiro, o Festival de Cenas Curtas. Durante três dias 12 cenas curtas, de no máximo 15 minutos e originadas em quatro estados brasileiros (Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul) serão apresentadas ao público goiano no Teatro SESI.

O Circuito da Cena faz parte de uma parceria firmada este ano entre o Galpão Cine Horto e o programa Vivo EnCena, a qual também prevê a divulgação do Portal Primeiro Sinal (www.primeirosinal.com.br), que oferece conteúdo de referência para a pesquisa e memória sobre o teatro produzido no Brasil. “O programa cultural Vivo EnCena estimula o encontro de artistas em diferentes estágios de suas carreiras, promovendo intercâmbios. A parceria com o Galpão Cine Horto reforça o conceito do projeto, pois promove a circulação do grupo e a interação com artistas de outros Estados”, afirma Expedito Araújo, curador do Vivo EnCena.

A primeira edição da Mostra Circuito da Cena promoverá um intercâmbio entre o Festival de Cenas Curtas e dois festivais goianos, o Festival Nacional de Teatro, realizado pela Cia Teatral Oops!, e o Festival de Teatro da Federação, realizado pela Feteg (Federação de Teatro de Goiás). Premiadas entre os três festivais, as cenas apresentadas circulam por diferentes estilos, entre a comédia, o drama e a performance, levando ao público goiano, em um único evento, a diversidade do teatro brasileiro, característica que consolidou o festival mineiro no cenário nacional. Diferente do que acontece em Belo Horizonte, o público não terá direito à voto em Goiânia, porém, poderá expressar suas opiniões por meio de ações interativas no foyer do teatro ou nos debates diários sobre as cenas apresentadas em cada noite.

Nos dias seguintes às apresentações, os artistas se reunirão com o público nos debates d´O Dia Seguinte, para comentar seus processos criativos e a participação na Mostra. Dois convidados especiais farão a mediação dos encontros: o ator e diretor Francis Wilker (professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes/DF e fundador do Grupo Teatro do Concreto/DF) e a dramaturga e pesquisadora Nina Caetano (professora do curso de Artes Cênicas da UFOP/MG e fundadora do Obscena Agrupamento Independente/MG).

Assim como acontece no Festival de Cenas Curtas, em Belo Horizonte, o Bar Circuito da Cena estenderá os encontros das duas primeiras noites de apresentações com muita animação e boa música. Comandado pelo Teatro que Roda, em seu próprio espaço de trabalho, o bar oferecerá programação diversificada com artistas locais, sempre com entrada franca.

FESTIVAL DE CENAS CURTAS DO GALPÃO CINE HORTO

Evento que se tornou referência de experimentação teatral no cenário cultural do país, o Festival de Cenas Curtas já foi espaço de criação para importantes grupos mineiros de renome nacional, como o Espanca!, a Cia. Clara e o Luna Lunera, e há alguns anos mantém um diálogo com outros festivais pelo Brasil, criados sob influência de seu formato, como: a Mostra Cena Breve (Curitiba/PR), Festival Dulcina de Cenas Curtas (Brasília/DF) e o Festival Breves Cenas (Manaus/AM).

Em seu formato tradicional, o Festival apresenta 16 cenas, de no máximo 15 minutos, divididas em quatro noites. Submetidas ao voto popular para a escolha da melhor cena de cada noite, as quatro cenas mais votadas ganham uma temporada de um fim de semana no Galpão Cine Horto, somadas a uma quinta cena, eleita por uma comissão de artistas convidados. Além dos limites da competitividade de qualquer festival, o Cenas Curtas visa estimular a experimentação, a criação e o intercâmbio entre artistas das mais diferentes regiões do país. E, com seu sucesso, vem consolidando a cena curta como importante território para a experimentação do artista, seja como processo para a criação de um novo espetáculo, ou como pesquisa em si.

Marcado pela diversidade, em 12 edições realizadas o Cenas Curtas já recebeu mais de 1.350 inscrições advindas de 15 estados brasileiros. Desse total, mais de 200 cenas foram apresentadas em Belo Horizonte para um público superior a 12.500 pessoas. Algumas delas se transformaram em espetáculos premiados, como "Por Elise", do Grupo Espanca!, e “Todas as belezas do mundo”, da Cia Clara de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário